Inspeção NR-13

Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques

A importância das inspeções nas instalações industriais vai além da obediência às normas regulamentares do setor. Elas são imprescindíveis para evitar e/ou minimizar danos e riscos e para a preservação de equipamentos e sistemas.

O atendimento à Norma Regulamentadora NR-13 é condição legal para se operar Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques em toda e qualquer unidade industrial ou em outro ambiente no Brasil.

As Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, e seus dispositivos de segurança e controle devem ser calibrados periodicamente. Sendo considerado (RGI) risco grave e iminente o não atendimento aos prazos máximos estabelecidos na NR-13.

Os exames internos, externos, teste hidrostático, teste de estanqueidade, Ensaios não destrutivos (END’s), efetuados nas dependências do fabricante dos equipamentos são importantes e necessários, porém não constituem a Inspeção de Segurança Inicial uma vez que, os componentes podem sofrer avarias durante seu transporte, armazenamento e montagem no local definitivo. A inspeção de segurança inicial só poderá, portanto ser realizada quando o equipamento já estiver instalado em seu local definitivo.

As abrangências da Inspeção de Segurança Periódica, bem como as técnicas a serem utilizadas, deverão ser definidas pelo Profissional Habilitado (Engenheiro Mecânico) em função do histórico do equipamento (Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques) e respaldado pelas normas técnicas vigentes no Brasil e Exterior.

A Inspeção de segurança extraordinária no equipamento deve ser realizada sempre que o mesmo sofrer algum dano ou avaria por acidente comprometendo a segurança, quando houver alteração ou reparo que modifique as condições iniciais de fabricação, antes do equipamento ser colocado em funcionamento quando permanecer inativo por mais de (06) seis meses e quando houver mudança de local de instalação.

O teste de acumulação deve ser executado em conformidade com normas técnicas vigentes, recomendações dos fabricantes da caldeira e dos fabricantes de válvulas de segurança ou ainda em conformidade com procedimentos estabelecidos por Profissional Habilitado (Engenheiro Mecânico). A abrangência da inspeção de segurança periódica bem como as técnicas a serem utilizadas deverá ser definida pelo Profissional Habilitado em função do histórico do equipamento e das Normas técnicas vigentes.

Não faz parte do escopo desta NR detalhar métodos ou procedimentos de inspeção. Esta ação será feita por um de nossos Profissionais Habilitados, que com base em códigos e normas internacionalmente reconhecidos será definido um plano de inspeção para cada equipamento.

inspecao

Procedimentos NR-13

Avaliação de documentação por meio de auditoria completa

• Emissão do Relatório de Inspeção (RI); Emissão de ART.
• Cálculo da PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível)
• Fluxograma de Engenharia
• PAR- Projeto de Alteração e Reparo
• Calibração dos dispositivos de segurança e controle

logo-nr13-sem-fundo

Calibragem de Manômetro NR-13

A NR13 exige que o manômetro / manovacuômetro (indicador de pressão) instalado em vasos de pressão, caldeiras e tubulações devem ser calibrados. O manômetro indica a pressão real no interior do vaso de pressão / caldeiras, por isso a sua calibração é muito importante.

Os manômetros são utilizados para o monitoramento visual de pressão do ar e gás para compressores, equipamentos de vácuo, linhas de processo, caldeiras, vasos de pressão como cilindros de gás e outros instrumentos.

A Prefer Safety realizada a calibração dos manômetros(e também outras Calibrações) com emissão de certificado de calibração e adesivo resistente a intempérie.

Para calibração de manômetro está previsto o seguinte escopo:

• Remoção e Instalação do Manômetros de seu equipamento;
• Avaliação do estado geral;
• Limpeza Geral;
• Calibração de manômetro conforme padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
• Colocação de Lacre (Selo) e Plaqueta com Ordem de Serviço e Data;
• Reinstalação de Manômetros em seu equipamento;
• Elaboração do certificado com padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração), serviço a ser executado no local. Possuímos veículos oficina equipados com calibradores móveis.

A calibração de manômetro requer muito cuidado, principalmente de indústrias que fazem uso do instrumento para equipamentos que requer muita segurança, afinal, um erro de medição pode causar acidentes e grandes prejuízos para a empresa ao comprometer o aparelho de produção.

Desta forma, é aconselhável que se faça a calibração de manômetro ao menos uma vez no ano.

1. Remoção e/ou Instalação de Manômetros de seu equipamento;
2. Avaliação do estado geral;
3. Limpeza Geral;
4. Calibração de manômetro conforme padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
5. Colocação de Lacre (Selo) e Plaqueta com Ordem de Serviço e Data;
6. Reinstalação de Manômetros em seu equipamento;
7. Elaboração do certificado com padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração), serviço a ser executado no local. Possuímos veículos oficina equipados com calibradores móveis.

1. Avaliação do Estado Geral dos Dispositivos;
2. Colocação de Lacre e Plaqueta com Ordem de Serviço e Data;
3. Calibração Manovacuômetro conforme padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
4. Emissão de certificado de calibração em conformidade, normatização e padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
5. Relatório Fotográfico;
6. Assinatura do Técnico e Eng.º Mecânico Responsável com CREA-SP.

Ao efetuarmos a Calibração de Manômetro, devemos considerar três elementos fundamentais: o método de calibração, o instrumento a ser calibrado e a qualificação e habilidade do técnico que irá executar a calibração.

A calibração é realizada através da comparação direta entre o padrão e o Instrumento. Sendo que conforme a instrução de calibração da ITERCAL ENGENHARIA, a calibração é realizada através da comparação direta entre o instrumento e o padrão, conforme pré-determinando em nossa instrução de calibração. A calibração será realizada 5 pontos de acordo com o instrumento a ser calibrado.

foto calibragem de manometro
logo-nr13-sem-fundo

Inspeções e Laudos NR-13

A Inspeção consiste na avaliação total do equipamento, atendendo ás normas de saúde e segurança do trabalho, priorizando sempre a integridade física de todos os operadores, e impactos ambientais.

Observa-se a integridade da caldeira, vasos de pressão e tubulações, local de instalação, pontos críticos onde podem apresentar fissuras, trincas, possíveis rupturas e/ou qualquer indicio que possa trazer riscos, além de toda sinalização da área de trabalho.

foto inspeção e laudo
logo-nr13-sem-fundo
treinamento-prefer-safety-nr12

Treinamentos NR-13

Possibilita ao operador desenvolver todas as competências a serem trabalhadas na prática de suas funções, devendo ocorrer reciclagens periódicas. Carga Horária: 08 a 40 horas.

(Conforme a necessidade de aplicação)

PROJETOS

Alguns exemplos de Inspeções NR-13

CONHEÇA OUTRAS SOLUÇÕES DO GRUPO PREFER