Montagem e Instalação de Painéis Elétricos | NR-10
O que é NR-10?
A adequação nr10 garante a aprovação do local de trabalho, o que isenta a empresa das penalidades inerentes a responsabilidade na área cível ou criminal em decorrência de acidentes de trabalho, riscos elétricos ou condições inadequadas aos operadores das máquinas.
Toda empresa deve possuir um prontuário ou buscar o quanto antes profissionais habilitados que possam auxiliá-la a adequar, quanto ao cumprimento das normas e obrigações que envolvem a NR-10.
SPDA (NR-10)
O Laudo SPDA ou Sistema de Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas (NR-10) trata-se de documento técnico, com registro das inspeções, verificações e medições realizadas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e também do sistema de aterramento elétrico.
Objetivo
Verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas e a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – NR10.
Aterramento NR-10
São 3 tipos de aterramento:
1 Esquemas de aterramento
Os aterramentos devem assegurar, de modo eficaz, as necessidades de segurança e de funcionamento de uma instalação elétrica, constituindo-se em um dos pontos mais importantes de seu projeto e de sua montagem. Esse assunto é tratado em 4.2 da NBR 5410:2004.
1.1 Aterramento de proteção
O aterramento de proteção consiste na ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação e tem o objetivo de limitar o potencial entre massas e elementos condutores estranhos à instalação e entre os dois e a terra a um valor seguro sob condições normais e anormais de funcionamento. Além disso, deve proporcionar às correntes de falta um caminho de retorno para terra de baixa impedância, de modo que o dispositivo de proteção possa atuar adequadamente.
1.2 Aterramento funcional
O aterramento funcional, que é a ligação à terra de um dos condutores vivos do sistema (em geral, o neutro), tem por objetivo definir e estabilizar a tensão da instalação em relação à terra durante o funcionamento; limitar as sobretensões devidas a manobras, descargas atmosféricas e contatos acidentais com linhas de tensão mais elevada; e fornecer um caminho de retorno da corrente de curto-circuito monofásica ou bifásica à terra ao sistema elétrico.