Adequação NR-12
O que é NR-12?
A norma regulamentadora NR-12 traz uma série de requisitos de segurança para máquinas e equipamentos, como a apreciação de riscos, dispositivos de segurança, botões de emergência, monitoramento das zonas de risco, proteções fixas, proteções móveis Intertravadas, entre outros.
Efetuamos a implantação da NR-12, de forma eficiente e bem elaborada, garantindo a integridade física do operador e todos os envolvidos.
Inventário NR-12
O Inventario NR12 é um documento técnico realizado por profissionais legalmente habilitados, o Engenheiro Eletricista para sistemas elétricos e o Engenheiro Mecânico para proteções mecânicas, e deve seguir as premissas mínimas do item 12.153 da NR12.
É parte integrante também do inventario NR12 em máquinas e equipamentos da Prefer Safety o relatório fotográfico e a ART(CREA).
• Planta baixa ou layout da empresa com alocação das máquinas por setor
• Identificação por tipo de máquina
• Capacidade
• Apontamento do sistema de segurança existente
• Análise Preliminar do Risco
• Plano de Ação
• Manuais de segurança das máquinas e equipamentos
• Ações e recomendações necessárias
O Inventario NR12 é um documento legal e que apresenta localização, condição de segurança e características técnica da máquina e equipamento, conforme item 12.153 da NR12.
Conforme item 2.1 da NR12 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), todas as máquinas devem garantir saúde e segurança do trabalhador.
O inventario de NR12 é exigido em fiscalização do ministério do trabalho e sempre passível de TAC(Termo de Ajuste de Conduta) quando não apresentado.
Recomenda-se que seja feito o inventário de NR12 na construção da planta industrial e atualizado sempre que houver mudança no layout da empresa e/ou no sistema de segurança das maquinas.
O inventario de NR12 somente pode ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista para sistemas elétricos e de segurança e o Engenheiro Mecânico para condições mecânicas da máquina.
O preço poderá variar de acordo com a quantidade de maquinas, complexidade e localização das instalações.
Solicite um orçamento agora!
Apreciação de Risco NR-12
A Prefer Safety realiza análise e apreciação de riscos em máquinas e equipamentos, ferramenta inicial e obrigatória durante o processo de adequação das máquinas e equipamentos conforme a NR12. Mais do que uma exigência da NR12 a Apreciação de Riscos deve ser a base para implementação de um sistema de segurança, sendo possível qualificar e quantificar riscos, determinar as categorias destes e determinar a interface necessária para realizar a adequação e mitigação dos riscos de acidentes em máquinas e equipamentos.
Entregamos a Apreciação de Riscos juntamente com o Laudo NR 12.
Adequações dos sistemas de segurança NR-12
A adequação NR 12 precisa ser feita e aplicada em todos os elementos de uma máquina industrial. Uma máquina pode ter inúmeros danos que podem ser pequenos ou maiores. Ela faz a projeção e instalação de dispositivos nos equipamentos que reduzam ou acabem com o perigo de acidentes.
Laudo de Conformidade | ART NR-12
Laudos | Certificados | ART, são emitidos por engenheiros habilitados, conforme exigências do Ministério do Trabalho, legalmente registrados junto ao CREA-SP.
Treinamentos NR-12
O treinamento NR12 é fundamental para que os gestores e colaboradores de uma empresa ou obra conheçam a fundo sobre os aspectos abordados na NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.
Procedimentos NR-12
Quais são os três procedimentos básicos de segurança em trabalhos com máquinas?
De acordo com a NR-12, os três procedimentos básicos de segurança em trabalhos com máquinas são os seguintes:
Para que a máquina opere com segurança, é preciso que ela esteja em condições de ser segura. Desse modo, é necessário que atenda aos requisitos técnicos das normas.
Conforme a NR-12, no item 12.5.2, os sistemas de segurança devem ser selecionados e instalados de modo a atender aos seguintes requisitos:
1. Ter categoria de segurança conforme apreciação de riscos prevista nas normas técnicas oficiais;
2. Estar sob a responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado;
3. Possuir conformidade técnica com o sistema de comando a que é integrado;
4. Instalação de modo que dificulte a sua burla;
5. Manter-se sob vigilância automática, ou seja, monitoramento, se indicado pela apreciação de risco, de acordo com a categoria de segurança requerida, exceto para dispositivos de segurança exclusivamente mecânicos;
6. Paralisação dos movimentos perigosos e demais riscos quando ocorrerem falhas ou situações anormais de trabalho.
De acordo com a NR-12, no item 12.16.2, cabe ao empregador adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos que possam assegurar a saúde e integridade física dos trabalhadores.
Por isso, o operador da máquina precisa passar por um treinamento para executar a sua função, além de ser um profissional qualificado. Sem dúvida, precisa entender os comandos e os movimentos no decorrer da operação.
Cabe à engenharia de Segurança do Trabalho avaliar os riscos do setor produtivo e agir de forma a gerenciar e reduzir os perigos, tornando o ambiente de trabalho seguro.
Manuais NR-12
Manuais de máquinas e equipamentos tem como intuito de adequar a norma NR-12 com diversas instruções, dentre elas a de operação e manutenção. Um dos principais objetivos é garantir a segurança ao profissional operador, uma vez que este manual deve conter informações essenciais de segurança na sua utilização. Além de procedimentos a serem adotados em situações de emergência, quando aplicável, garantindo o conhecimento e familiarização com o item adquirido por parte do operador e a todos os envolvidos.
Portanto a parte da NR-12 Manuais é a sequência que se aplica a segurança do trabalho em máquinas e equipamentos.